sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mais que especiais........

Do jeito dele
A colunista Priscila Dutra, mãe de Lorenzo, com paralisia cerebral, percebeu que, apesar de maneira diferente, o filho vive uma infância feliz
Por Priscila Dutra
13.02.2014
Quais são seus sonhos, como mãe especial? O que te move em busca destes sonhos? 
A coluna desta semana começa com uma reflexão aparentemente simples, mas com desdobramentos muito importantes.
Se a busca por esses sonhos for pautada pela comparação com as crianças sem deficiência, o caminho será difícil, sem dúvidas. Porém, nos primeiros anos de vida da criança, essas comparações são constantes, talvez por isso, seja ainda mais difícil lidar com alguns sentimentos nessa fase.
Estamos no período de volta às aulas, as mães comprando os livros, cadernos, canetas e todo o necessário com a ajuda da criança. Lembro-me de meus primeiros dias na escola, da expectativa, dos cadernos com motivos infantis, canetinhas, lápis coloridos e tudo escolhido por mim. Era uma diversão comprar e usar tudo isso.
As aulas do Lorenzo já começaram e eu não comprei a lista de materiais. Vamos comprando aos poucos, de acordo com as necessidades dele. Ele usa tudo adaptado, não escreve com as mãos, então não usa lápis de cor, canetinhas etc., usa seus gizes grandes e muita tinta.
Eu gostaria que ele tivesse passado pelas mesmas experiências felizes como eu, mas ele não vai passar e isso não quer dizer que não possa ter outros tipos de experiências tão, ou mais, felizes. Compramos um aparelho vocalizador com duas bolas, uma amarela, que representa o sim e outra vermelha, que representa o não. Começamos a utilizar com ele e logo na primeira tentativa, a resposta veio imediatamente:
Você quer tomar suco?
-SIM!
Você quer sentar-se na cadeira para fazer as atividades?
-SIM!
Você quer dormir agora?
-NÃO!
Puro desespero da mãe nesse momento... Como a maioria de vocês já sabe, o Lorenzo é “baladeiro”, adora acordar diversas vezes à noite. Desespero real da mãe. rs
Porém, ao ver meu filho com as respostas consistentes, entendendo todas as perguntas e começando a estabelecer uma comunicação com o mundo, fico extremamente emocionada... É fantástico!
Fez recentemente a avaliação com a terapeuta ocupacional que vai cuidar de sua inclusão e, após vários testes, constatou que ele conhece as vogais, algumas outras letras, os números, sabe montar seu nome orientando pelo olhar e é muito curioso! Atento, concentrado e curioso! Não perde nada, quer ver tudo o que está acontecendo à sua volta, tem vontade de aprender e adora usar as mãos para se lambuzar com tintas, cores e brilhos.
Parei para pensar e vi que ele é muito feliz em suas atividades escolares, participa de tudo, é muito amado pelos amigos, professores e funcionários e muitas pessoas torcem por ele.
Dessa forma, os meus livros de infância, as canetas, cores e as experiências pelas quais passei, pareceram-me legais ainda, mas toda essa experiência pela qual ele está passando, está sendo absolutamente fantástica! Ele está muito feliz e, para mim, isso é o que importa. 
Com a ajuda de toda a equipe e da escola, estamos conseguindo transformar as dificuldades em bons momentos: o que ele não consegue fazer como as outras crianças em tudo o que ele consegue fazer de sua própria maneira; as experiências que as outras crianças têm em experiências lindas e felizes do jeito dele... E percebi que, apesar de maneira diferente, ele vive uma infância feliz. Está conseguindo aproveitar quase tudo que essa fase tão importante tem a oferecer e isso me deu uma sensação muito boa.
Tudo depende da maneira como enxergamos as situações. Não conseguir fazer algo da maneira como a maioria das pessoas faz não quer dizer que será impossível. A Terapia Ocupacional está aí para ajudar a adaptar tudo, de tal maneira que as crianças com deficiência possam utilizar todos esses recursos e serem felizes! E isso é o que importa, vocês não acham?
Sempre fazendo o melhor, e acreditando............eu tb penso assim......só por hoje.....

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Ola, que bom que vc veio......